Texto Eletivas


Página destinada a organização e disponibilização dos textos utilizados na eletiva "Informática na Educação" 2014/1 na Faculdade de Formação de Professores (FFP) UERJ.

Textos 25/03/2014


Jesús Martín-Barbero

Desafios Culturais da Comunicação a Educação

Neste artigo o autor aborda problemáticas que a educação e as redes de comunicações vêm enfrentando nessas corriqueiras mudanças sociais, políticas e econômicas.  Enfatizando os desleixos dos papeis políticos frente a novas tecnologias que são apresentadas as escolas e aos cidadãos, ocasionando conturbadas dúvidas, questionamentos, pois a população exige essa multiplicidade cultural e tecnológica, buscando o conhecimento, enquanto, infelizmente as instituições escolares são/estão pobres nesses assuntos. 

Assim as escolas devem ser fortificarem nessas temáticas, focando em formar um cidadão crítico e pensante dos seus atos, fazendo isso com auxílio da comunicação e dos meios que a fazem ser transmitida a população.               



Olivia Bandeira de Melo



A reportagem apresenta as tecnologias de
informação e comunicação mediante a escola. Sendo ela ainda um “espaço privilegiado de inserção do indivíduo na sociedade”, assim a autora aborda as dificuldades e os prazeres que os meios de comunicação de massa (TV, rádio, computadores, etc.) estão proporcionando nos espaços escolares.


Tendo em vista uma sociedade midiatizada, a escola está passando por processos de transformação enquanto aos novos meios de comunicações e ao surgimento dos discentes incorporados a essa informação global, além também das informações passadas por elas para a população. Então como fazer com que a escola fique inserida a essas novas revoluções tecnológicas?

Além de implantar novos equipamentos, é de fundamental importância o surgimento de materiais didáticos (vídeos, CD-ROMS e softwares educativos) para melhor facilitar o aprendizado dos alunos e tornar as aulas produtivas e agradáveis. Porém ainda ocorre o receio, a repulsa da utilização desses, por conta que os professores não sabem utiliza-los de nodo adequado. Tendo em vista isso, os educadores podem se especializar nessa área, bem como também deixando os alunos ensinarem como utilizar um retroprojetor, por exemplo, facilitando assim uma relação professor/aluno produtiva, tornando-se ambos capazes de criticar e descobrir os caminhos certos por si próprio.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário